segunda-feira, 25 de maio de 2009




Olá meus caros corredores!

É isso mesmo. Missão cumprida. Que missão? Não lembra não, é? Os 25k de ontem, lembra? É com muito suor e orgulho que confirmo a previsão: prova abaixo das 2h30'. Tempo líquido - 2h21'36''.

Mar confesso que poderia ter ido um pouco melhor se não fossem alguns fatores fisiológicos, mas, como bem sabem, adversidades fazem parte da nossa rotina de treinos e também do nosso dia a dia.

O dia começou bem cedo, às 4h50' da manhã. Levanta, água gelada na cara, lente de contato, roupa gelada, come algo, checagem da mochila (camiseta extra, toalha, um bom e confortável chinelo, máquina fotográfica, etc) se troca, olha a cara do dia, quero dizer, do quase dia, pega um agasalho, e, antes de sair, um até logo com muito carinho à minha esposa.

Quando saí de casa já deu pra sentir que a manhã era gelada. O carro parecia uma geladeira, mas vamos embora que o tempo voa. Cheguei na casa do meu pai umas 5h40’ e na Cidade Universitária (USP), umas 6h05’. Estacionamos o carro e fomos retirar o kit.

O termômetro marcava 10ºC. Isso mesmo. 10. Fora o vento, o que deixava tudo mais especial, rs. Após uma “breve” caminhada, fomos direto retirar o kit e depois à tenda da Cronos.

Come, bebe, conversa, alonga: hora da largada. Me despeço do meu pai, dou umas dicas – não que ele não saiba, mas como ele é meio teimoso, não custava reforçar – e vou para a minha largada. Aí a prova começa a me consumir. O som do meu ipod totalmente adequado ao momento: concentração e força.  É, confesso que esta é uma prova extremamente desafiadora por muitas razões, como distância, tempo, frio, e a luta mental que se torna.

Dada a largada, a emoção toma conta. Você sente que a prova é composta por um público mais maduro, mais treinado, mais experiente. Você está lá para mais um grande desafio, um desafio que realmente você sente, em algum momento, um friozinho na barriga. O que dá sua grande contribuição ao evento.

Largada tranquila, já que a prova tem menos inscritos que as provas de 10k. Os primeiros 3k, o pace foi de 6’ – 6’30” por conta de encarar como um aquecimento e pelo bloco de pessoas. Mas uma coisa que eu nunca havia sentido tomou conta de mim: uma necessidade de fazer um mix. Fala sério. O pior é que a cada passada a bexiga se enchia mais e mais, e como estávmos correndo na Av. Politécnica, não tinha um ligar muito escondido para fazer isso. 5k, nada de lugar adequado. 7k, nada de lugar adequado. Chegou no 8k, considerei de fazer um mix de apresentação, porque ali a privacidade era zero. 9k. Eu estava até curvado de tanto xixi acumulado quando entramos na USP e vi um santo canto. Não quis nem saber e literalmente fui correndo dar uma aliviada. Sem brincadeira, perdi um pouco mais de um minuto e meio. Após isto, parece que prova realmente começou.

O clima estava ótimo, o dia lindo. Os postos de hidratação com água gelada e Gatorade.

Beleza: primeira volta deu 1h15’. Só que minha meta ficou ameaçada. Mas considerei toda a situação e uma tática que me ajudou: esqueci do relógio. Apenas corri. A partir do 16k, a briga ainda não é muscular, mas começa uma leve fadiga mental, ainda mais por conta de na segunda volta, os corredores já são menos da metade do número da largada. Mas você continua, porque é seu objetivo.

O percurso era praticamente inteiro plano e arborizado, com exceção da Av. Politécnica. 17k, 18k, 19k, 20k, 21k. 21k em 1h58’. Minah meia maratona em menos de duas horas já é uma realidade. Essa alegria me alimentou até o 23k, onde eu realmente comecei a sentir uma fadiga muscular bem localizada – pernas e coxas. 24k. Minhas pernas triplicaram de peso e dava a impressão de os joelhos não estenderem e flexionarem mais. “ Nunca parei de correr numa prova. Nunca andei. E não vai ser hoje.” Pensei muito nisto. Mas muito mesmo. Nisso, as músicas me ajudam muito. Mas quando a última curva chega e você vê o pórtico de chegada, ah, que cansaço que nada, um alívio toma conta. É o sabor da vitória. A emoção toma conta. Eu consegui vencer uma batalha realmente desafiadora. Tempo? 2h21’36’’. Sem os imprevistos da primeira volta, acredito em 2h15’’.

Qual é a sua prova?

 

Grandes treinos, grandes vitórias, ótimas passadas e keep on rolling!

Um comentário: