terça-feira, 5 de maio de 2009

Fala Mestre!

Boa noite, caros corredores! Hoje, temos a palavra de uma visita muito especial: meu técnico, Alexandre. Ele gentilmente me enviou a matéria abaixo, que, coincidentemente, também fala dos cuidados que cercam o início da prática da corrida. Ótima leitura e até breve!

Corre-corre para uma vida Saudável

Atuando como treinador há quase 10 anos, tenho observado que há um desencontro de informações sobre a prática de atividade física e como obter bons resultados na busca de uma melhor qualidade de vida, saúde ou até mesmo performance esportiva.
Ter uma rotina saudável resulta em uma vida com mais qualidade.
Com atitudes simples, você pode mudar completamente a sua vida. Realizar uma pequena caminhada de 20 minutos, que é praticamente nada, faz toda a diferença para uma vida melhor.
Nos dias estressantes de hoje, qualidade de vida virou assunto de primeira importância. Cada vez mais, as pessoas buscam alternativas para se desvencilhar das preocupações rotineiras e relaxar, respirar ar puro, curtir a natureza e cuidar da saúde. E isso proporcionou o aumento do interesse pela prática da Corrida e Caminhada.
A prática regular da corrida e caminhada traz inúmeros benefícios a sua saúde, entre eles estão: o combate do sedentarismo e a obesidade; proporciona a diminuição do estresse e da ansiedade; reduz a hipertensão arterial; diminui o colesterol e o diabetes, além de auxiliar na prevenção e redução da osteopenia e osteoporose. Para as mulheres a corrida ainda traz mais alguns benefícios, como a diminuição dos sintomas da menopausa e, recentemente, um estudo realizado pelo Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, comprovou que a prática de atividades físicas regulares de alta intensidade diminuem o risco do desenvolvimento do Câncer de mama.
Para você desfrutar de todos os benefícios que a prática desse esporte oferece, são necessários alguns cuidados. O futuro atleta deve procurar um médico e avaliar por meio de exames clínicos e complementares o seu estado geral de saúde. Após a avaliação, o praticante deve procurar a orientação de um Profissional de Educação Física para que este elabore uma rotina de treinamento adequado a sua condição física e objetivos.
Praticar este Esporte não é apenas colocar um tênis e começar a correr, é fundamental saber dosar o ritmo e variar os estímulos para que a intensidade não atinja um débito do oxigênio, causando danos a sua saúde. A corrida praticada de forma inadequada pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores e a coluna vertebral, alem de causar lesões nos ligamentos e músculos. Através de Exercícios Educativos, de Propercepção e Pliometria, você pode se prevenir contra esses riscos. E com uma evolução gradativa nos treinamentos, em breve você poderá participar de provas pedestres que recentemente vêm ganhando adeptos em todo o Brasil. Esses Eventos estão tornando a corrida além de uma atividade física uma atividade Social, pois o crescimento dessa Modalidade está reunindo de 2.000 a 30.000 pessoas somente em São Paulo.
Uma Boa opção para aqueles que não gostam de praticar a atividade sozinho são os grupos de corrida ou Assessorias Esportivas que a cada dia se multiplicam pelos Parques e Ruas das cidades. Mas você deve ter cuidado para a escolha do seu grupo, procure informações sobre quem são os Técnicos responsáveis, se possuem formação em Educação Física e como são os métodos de treinamento utilizados.
Feito isso, escolha um bom material para utilizar nos treinos. Invista em você, a escolha de um tênis adequado para o seu tipo de pisada, roupas leves que permitam a troca de calor e a evaporação do suor e um frequencimetro são itens fundamentais para o futuro atleta. Não descuide da alimentação e da hidratação, mesmo nos dias frios e respeite os limites do seu corpo. Assim, quem sabe não nos encontramos em alguma Prova.

Bons Treinos!

Alexandre Salicio
Diretor Técnico da Cronos Assessoria Esportiva e Personal Trainer.
www.cronosassessoria.com.br
alexandre@cronosassessoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário