segunda-feira, 19 de abril de 2010

Qual é a sua distância?






Acho (vou falar de novo), acho que o sonho de todo corredor é o de correr, ao menos uma vez, uma maratona.

Sabemos que quando temos um certo tempo de corrida, as distâncias começam a ficar menores. A primeira prova teve 6k. A segunda, 8. Daí o pulo para as tradicionalíssimas provas de 10K, que são bem numerosas. Não tanto quanto as de 12K, que é uma distância que, para quem corre 10, a transição é mais tranquila.

Então, é chegado o momento: os 15K. Nesta distância, aprendemos que a prova mais cobiçada e tradicional do pedestrianismo brasileiro é a São Silvestre. Seja pelo clima, pela legendária subida da Brigadeiro, é uma prova que, pelo menos uma vez na vida, temos que correr. E é divertidíssimo. O clima de despedida do ano faz com que todos os que moram nos arredores do percurso façam parte do mesmo. O que é muito gratificante para quem corre.


Depois dos 15k, tem o desafio dos 21K, a meia maratona. O nome assusta mais do que a distância em si. Mas se pensarmos na sequência e diferença de distâncias, é a maior: 6k. Da meia maratona para as provas de 25K, a transição ainda acontece numa boa.


A pergunta é: e agora? De verdade, não conheço provas de 30K, só vejo a maratona. O pulo é bem grande. Mais 12K. Para mim, ainda não rola. Mas vai rolar. Não sei se ainda este ano, mas que vai, vai.

Apesar de os treinos não estarem, ainda, bem alinhados com as distâncias-metas, estou bem animado. Isso porque em uma semana consegui correr uma meia maratona com um tempo bem próximo do aceitável, e hoje corri 6k num ritmo próximo da velha forma.


Mas o que independe de distâncias, é a sensação de vitória. Todos os treinos, sacrifícios, valem muito à pena quando passamos pelo pórtico de chegada. É isso que nos faz superar cada passada, cada metro, cada Km, cada prova, cada desafio. Hoje, sei que minha prova é a meia maratona, mas visando a maratona. E a sua?

2 comentários:

  1. Isso ai Théo !
    o Objetivo, e sonho, de todo corredor é a maratona.
    Já corri 2 vezes a maratona de São Paulo. A sensação ao cruzar a linha de chegada só corredo para saber o que é aquilo.

    Irei para minha terceira da um mês (maratona de porto Alegre). E depois a ultra. Depois disso só fazendo Forrest Gump II para saber os limite!

    Você falou em corridas de 30km, e resolvi procurar algumas. Achei uma em Buenos Aires. Parece interessante:

    http://www.30kmdebuenosaires.com.ar/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu quero muito correr minha primeira maratona... o que vc escreveu só me motiva mais para treinar direitinho pra isso.

    3ª? Muito show! Parabéns de novo.

    Não sabia desta de 30k. Vou dar uma olhada. Valeu demais a dica.

    Um abraço

    ResponderExcluir