quinta-feira, 30 de abril de 2009

Antes de hoje, ontem...

Não vou começar com a frase que tenho em mente: vai pro inferno. Não vou fazer isso porque hoje me sinto mais tranquilo e sereno. Sinal de que treinei. Como sabem, hoje é o últmo dia para realizar a declaração de imposto de renda, o que possibilita uma grande contra-prestação dos nossos representantes em nível municipal, estadual e federal. Mas deixa isso para lá porque aqui o papo é outro, certo?

Cara, ontem, por conta desta bendita declaração, simplesmente não consegui treinar. Fiquei muito, mas muito mal humorado. Parecia um monstro. Rídiculo de mal humorado. Chegou num ponto que nem eu me aguentava, mas, passou. Tive que me aturar por um tempinho, mas logo passou.

Mas ontem, mesmo não conseguindo treinar, encontrei com o Alexandre, meu técnico. Estávamos conversando sobre o blog e sobre um projeto muito bacana que ele vai realizar. Mas, por enquanto, fica o suspense...

Sabe o que ele me disse? Que a próxima prova de 10k, já chego nos 50 minutos. Eu falei: “sério?”. E ele: “opa!”. E acredito que ele tenha razão por inúmeros motivos que vamos atestando durante os treinamentos. Por exemplo, o treino que realizei segunda-feira me deu algumas esperanças sobre o assunto. Consegui num ritmo que nunca pensei em correr mais de 1k, e corri alguns. O treino já foi elaborado para eu conseguir alcançar este objetivo. E boto uma fé de que isso vai se realizar.

Mas passado o bizarro acontecimento de eu não conseguir treinar ontem, hoje eu consegui.

Durante a semana, corro  numa praça próxima ao local de trabalho, onde muitas outras pessoas também treinam. É bem bacana e o percurso tem um pouco mais de 1k.

Bom, o treino de hoje também foi mais curto e intenso, mas hoje eu confesso que foi difícil. Estava mais cansado do que o normal, meu almoço não foi exatamente muito balanceado – apesar de excelente, e hoje, em dois momentos do treino, pensei em parar. Mas é engraçado, porque quando esse tipo de pensamento vem à minha mente, eu simplesmente não consigo parar e normalmente eu até corro melhor. Superação.

Realizei um treino de 50 minutos, alternado o ritmo forte/fraco e muito forte/fraco. Olha, vou te contar que nas duas últimas séries eu já estva falando sozinho, me incentivando em voz alta:”Bora! Tá acabando! Só mais duas, bora, bora!” Esse é o momento que eu só ouço minha respiração e passadas. Um hurro, não muito alto para que eu não parecesse muito louco frente aos demais, anunciava meu cansaço físico, minha satisfação em conseguir completar o treino prescrito e alívio mental. Superação.

Minha meta até o final do ano é correr os 10k abaixo dos 50 minutos. Já foi noticiado que os treinos serão duros, penosos, mas que o esforço certamente valerá a pena. Superação.

Na corrida, não tem jeito. Não treinou, não correu. Não treinou direito, objetivo mais longe. Talvez essa seja uma das razões pelas quais me identifiquei com a corrida. Você é o que é, não tem essa de falar que fez, que correu, que baixou tempo, etc. O tempo do chip é cruel. O que, para mim, é combustível. Eu tenho que mostrar para o cronômetro o quanto treinei para estar ali. O quanto treinei para acabar a prova de uma maneira sadia, sem sacrifícios fora do esperado, devidamente preparado. Superação.

É, meus caros leitores, em algum momento, a hora da verdade simplesmente aparece, por isso, treine sempre! Logicamente que de maneira adequada, dentro dos seus limites e com a supervisão de um educador físico.

Ótimo feriado, grandes treinos e keep on rolling!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, lendo seus comentários só me deu mais força para voltar a treinar, sabe como é dificil fazer aquela preguiça ir em bora logo cedo em um dia chuvoso, vc é um vencedor e meu Herói...rs Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Há esquici de assinar acima...

    Valeu,

    Donato.

    ResponderExcluir
  3. Grande Donato! Agradeço as gentis palavras. Mas é isso mesmo, vamos treinar! Vamos correr! As provas que fizemos juntos foram bem bacanas. É só sair desta inércia. Obrigado pelo comentário. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Snif, snif... É tão ruim "voltar a treinar"...Fico com invejinha dessa sua "superação".
    Adorei a fotinho do Donato, hahaha...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por comentar! Voltar não é o problema, é solução. O problema é parar. Mas acredito que isso é parte da rotina de quem tem uma meta, um objetivo. Sabe que sempre pode contar comigo.
    Foto de corredor!

    ResponderExcluir