segunda-feira, 27 de abril de 2009

Treino progressivo

Olá a todos! Segunda-feira! Dia de treino. Seja ele regenerativo ou forte, é dia de treino. E nada como chegar no local em que você costuma treinar: as pessoas com diferentes camisetas de provas, diferentes pessoas com as mesmas camisetas de provas, você reconhecendo umas e outras não, lembrando qual prova você faria de novo ou não, como diria um grande amigo meu.
Aliás, penso que, de acordo com minha pequena experiência neste universo chamado Corrida, você provavelmente realizará uma prova novamente caso tenha feito uma boa prova, seja baixado seu tempo e melhorado sua performance, completado a prova que era seu grande desafio, encontrado os amigos e colegas domingo cedinho e, por que não, familiares.
No meu caso, eu gosto de um mix de todos os fatores que acabei de citar. Mas quando encasqueto com uma prova e consigo me concentrar nela, é fato que farei uma grande prova. Não necessariamente baixando meu tempo, mas completando-a bem, por exemplo.
Hoje, meu grande desafio e foco, é correr os 10K abaixo dos 50 minutos, coisa que consegui fazer apenas uma vez, na Nike Human Race. Meu atual treinador, Alexandre, já me preparou psicilogicamente e deu o alerta: para atingir esta meta, os treinos serão duros, puxados.
E parece que começou hoje. O treino durou 45 minutos, sendo 10 para aquecimento, 10 moderado, 10 forte e, advinhe - isso mesmo, 10 muito forte.
Logo pensei: "pra mim, forte e muito forte será bem parecido, senão a mesma coisa". Os primeiros 20 minutos, maravilha, tirei de letra. Quando começou o forte, aumentei o som do ipod e pensei que esse era o começo do meu objetivo. O primeiro km forte, na verdade, foi muito forte, e o completei em 4'15". Visto isso, vi que o mais provável seria a minha quebra. Como eu iria aguentar mais 16 minutos? Na verdade, eu não sabia também, mas continuei. O segundo foi Km bateu em 4'40". É, o tempo aumentou. Corri a diferença no mesmo ritmo.
Nos 10 últimos minutos, não pensei muito não. Deixei de olhar pro relógio e aumentei o ritmo. Quando completei este km, tive a sensação que eu estava num ritmo moderado/forte, o que seria causado pelo desgaste do treino, mas, incrivelmente, não. Corri pra 3'40". Isso pra mim foi a glória total! Nunca pensei que conseguiria, mas consegui.
Nas palavras do Alê, o relógio de vez em quando atrapalha. Hoje, percebo que há momentos na corrida, seja no treino, seja na prova, em que você apenas tem de correr se concentrando em você mesmo, não no tempo, não nos demais. Apesar do som do ipod, o silêncio predomina e você ouve apenas sua respiração e suas passadas.
Quando percebi, quase corri mais do que deveria. O que me deixou muito satisfeito, pois esse treino me mostrou que eu posso.
Agora é chegar em casa nos braços da esposa amada, tomar um banho quente, jantar e... muito bem, se recuperar para o próximo treino!
Ótimos treinos e keep on rolling!


Nenhum comentário:

Postar um comentário