domingo, 27 de março de 2011

Track&Field 2011 - 1ª participação

No dia 27/03, às 7h30, aconteceu a 1ª etapa do circuito Track&Field 2011 no Shopping Villa Lobos em São Paulo. E minha primeira participação nela, também. Céu azul, horário de largada bacana, 10 km, prova plana e muito bem organizada, com um número limitadíssimo de participantes, estrutura adequada, kit bem bacana. Show, né?

Mas seus pontos altos, pra mim, estão longe disso tudo. Hoje conheci uma galera que só conhecia virtualmente: @twittersrun. Me receberam muito bem. Galera animada, de bom humor e uma amizade muito forte. Tinha solteiro, casado, enrolado e família com direito a recém nascido. E todos muito bem, obrigado. E o mais legal é que todos estão lá pelo puro prazer de correr. Fora isso, as dicas que eles publicam são bem legais. Fica a dica.


Fora isso, tive o prazer de correr com dois colegas/amigos de trabalho. O Omar, de boné, gosta de correr e, se treinar um pouco mais sério, alcança a meia rapidinho. O de óculos, Flavião, arrisco dizer que foi a primeira prova oficial na qual participou. Até o 5km, fomos juntos, correndo e conversando no percurso agradável. Daí segui com o Omar até o 8º km, e depois dali, sozinho até o 10º. Mas todos completaram a prova. É bem legal vermos as pessoas com as quais trabalhamos em outros ambientes, isso acaba nos unindo mais.

Confesso que fazia algum tempo que não corria uma prova de 10k, mas de verdade, valeu muito reviver isso. Estou numa fase meio que voltando às origens. Isso pra tudo. E conhecer a galera do Twitters Run, correr com o Omar e com o Flávio vieram muito bem a calhar.


Boa semana, ótimos treinos e keep on rolling.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Maratona e outras cositas más


Como sabem, em 10/10/10, corri minha primeira maratona. Acredito que todos que começam a correr passam a respeitar os 42k e os maratonistas.
Mais do que comprovado cientificamente, empiracamente, o treino direcionado ao seu objetivo é fundamental. E na corrida, como na totalidade das coisas que fazemos em nossas vidas, se você não se prepara para aquele objetivo, na hora da prova, as coisas não saem conforme o planejado.
É muito importante termos os nossos objetivos bastante claros: seja completar uma determinada prova, no meu caso, a maratona; baixar seu tempo em determinada distância; ter a honra de acompanhar numa prova quem você ama.
Independente do objetivo almejado, é preciso que haja um micro, meso e macrociclo, ou seja, um belo de um planejamento considerando as muitas variáveis existentes, como frequência de treino, o tempo que temos disponível para cada treino, um bom alongamento antes e depois da atividade física, trabalhos específicos para determinada musculatura, etc.
Tudo para chegarmos na prova e "simplesmente" correr e saborear cada quilômetro, metro, centímetro percorrido e, claro, cruzar a linha de chegada. Mas, antes de tudo, precisamos, sempre, dar o primeiro passo.

Keep on rolling

Treinos, treinos...

Vocês já chegaram pra treinar e quebraram? Não por cansaço, mudança de ritmo. Coisa do tipo "chega, não quero mais, não tá rolando". Já aconteceu? Aconteceu comigo duas vezes em treinos destinados aos longões. Ao invés de 2h30', rolou apenas 1h40'. Confesso que rolou uma culpinha, mas logo passou, pois sei que temos que ouvir o nosso corpo. Se ele diz "vá", eu vou, caso contrário, meu alongamento fica um pouco mais longo. =)

Coisas de quem corre...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Meia da Yescom 2011



Participei desta prova pela primeira vez neste ano. O circuito não é lá dos mais fáceis e dos mais agradáveis de se correr, mas aqueles que buscam um treino com subidas e que exija um pouco mais de sua concentração, esta é a prova certa. Além do calor, as subidas são uma constante. Calor e percurso sem sombras. Quase lembra a São Silvestre.

Entretanto, alguns detalhes que fazem toda a diferença: a oferta de Gatorade e água. Ou sua falta que, infelizmente, foi o caso. Além disso, os staffs não estavam lá muito preocupados com a prova, como costumam, mas o resultado foi bom. Pra mim e para o meu velho companheiro de corrida.

Nada como cruzar a linha de chegada, certo? Só não coloquei fotos dele porque não consegui puxar da WebRun, que sempre tira milhares de fotos de milhares de corredores, como são estas que fora aqui publicadas.

Keep on rolling

Abertura do Circuito Corpore - 2011

A prova realizada em 13/03 marca não só a abertura do circuito de corridas da Corpore
e, mas muitas coisas bacanas para muitas pessoas: a realização de um sonho, conseguir completar a prova, achar seu ritmo certo, baixar seu tempo sem chegar com a língua no chão, etc.
Pra mim, não poderia ser diferente: boa parte da família junto comigo.

Meu velho companheiro de treino achou seu ritmo ideal. Percebeu que consegue ir mais rápido sem quebrar. Para tanto, além de treino, um acessório o ajudou muito: a marcação de seu pace. Acabou a prova, de 12k, em 1h29 e inteiro.

Além disso, a prova marcou o retorno às provas, e, antes, aos treinos, da minha esposa. Ela correu a prova de 5k, sentiu a

diferença entre a esteira e o asfalto, mas cumpriu todo o percurso muito em 40'45''. Uma ótima marca para quem está treinando a menos de um mês.

Eu? Pra mim foi ótimo. E feliz. Não só pelo tempo, mas por ter parte das pessoas que amo junto em momentos tão bacanas como a corrida de rua proporciona.

Tem coisa melhor?

Keep on rolling