quarta-feira, 21 de abril de 2010

É mais do que sabido que o esporte e a atividade física unem as pessoas. Alguns mais do que outros. A corrida de rua, por exemplo. Quem liga se a pessoa ao lado é é professor, lixeiro, advogado, operador de telemarketing ou vice-presidente de alguma empresa?

Eu não ligo e acho que isso é um dos diferenciais da corrida de rua. Estamos todos ali para curtir a prova e cada um com sua razão e motivo para estar ali: perder peso, saúde, estética, baixar seu tempo, performance, caridade... Caridade?

É isso mesmo. É o Correndo para Doar. O Ângelo vai correr os 75K da Ultra Bertioga-Maresias sozinho. Isso mesmo. So-zi-nho. Eu não corro isso nem em 2 semanas e ele vai correr em menos de 6 horas, que tal? Ah, qual é a ação social? É a seguinte:

"Cada km poderá ser patrocinado pelos interessados em colaborar com o projeto. O dinheiro arrecadado será revertido, 100%, ao orfanato."

Confiram maiores detalhes em seu site: http://desafio.angelo.com.br/

Podemos fazer a nossa parte e é isso que faz a diferença.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Qual é a sua distância?






Acho (vou falar de novo), acho que o sonho de todo corredor é o de correr, ao menos uma vez, uma maratona.

Sabemos que quando temos um certo tempo de corrida, as distâncias começam a ficar menores. A primeira prova teve 6k. A segunda, 8. Daí o pulo para as tradicionalíssimas provas de 10K, que são bem numerosas. Não tanto quanto as de 12K, que é uma distância que, para quem corre 10, a transição é mais tranquila.

Então, é chegado o momento: os 15K. Nesta distância, aprendemos que a prova mais cobiçada e tradicional do pedestrianismo brasileiro é a São Silvestre. Seja pelo clima, pela legendária subida da Brigadeiro, é uma prova que, pelo menos uma vez na vida, temos que correr. E é divertidíssimo. O clima de despedida do ano faz com que todos os que moram nos arredores do percurso façam parte do mesmo. O que é muito gratificante para quem corre.


Depois dos 15k, tem o desafio dos 21K, a meia maratona. O nome assusta mais do que a distância em si. Mas se pensarmos na sequência e diferença de distâncias, é a maior: 6k. Da meia maratona para as provas de 25K, a transição ainda acontece numa boa.


A pergunta é: e agora? De verdade, não conheço provas de 30K, só vejo a maratona. O pulo é bem grande. Mais 12K. Para mim, ainda não rola. Mas vai rolar. Não sei se ainda este ano, mas que vai, vai.

Apesar de os treinos não estarem, ainda, bem alinhados com as distâncias-metas, estou bem animado. Isso porque em uma semana consegui correr uma meia maratona com um tempo bem próximo do aceitável, e hoje corri 6k num ritmo próximo da velha forma.


Mas o que independe de distâncias, é a sensação de vitória. Todos os treinos, sacrifícios, valem muito à pena quando passamos pelo pórtico de chegada. É isso que nos faz superar cada passada, cada metro, cada Km, cada prova, cada desafio. Hoje, sei que minha prova é a meia maratona, mas visando a maratona. E a sua?

domingo, 18 de abril de 2010

Run for Water SP - 2010


O dia amanheceu muito bonito. Céu azul, sol e, claro, calor. Mas como o percurso tinha 6K, não ia dar tempo do calor incomodar muito. Mas a prova para mim começa um dia antes, na retirada do kit, só que nunca tinha vivido isso tão intensamente: uma hora para retirar o kit. De novo, uma hora. Mais de três mil inscritos e 05, isso, 05 pessoas apenas para entregar os kits.

O propósito da corrida é incrível, de verdade. Ainda mais nos tempos de esgotamento dos recursos naturais em que vivemos. A sacola em que veio o kit, é de plástico 100% biodegradável. Sustentabilidade na veia. É a primeira vez que vejo uma ação tão incisiva no mundo da corrida, e acho que as demais instituições deveriam buscar essas alternativas.

O que achei bem contraditório foi a quantidade de propaganda e panfletos desta sacolinha....

O percurso é interessante, praticamente plano, mas com pouca proteção contra o sol. A largada aconteceu por volta das 8h05m, o que faz muito corredor torcer o nariz (eu sou um deles). Achei o pórtico relativamente pequeno pelo número de corredores inscritos.

Uma coisa bacana que há certo tempo eu não prestava muita atenção: era a primeira prova de muita gente. É engraçado o que todos nós fazemos quando estreamos neste mundo e o que é mais legal e que, poucas corridas depois, amadurecemos muito rápido, o que nos faz ajudar e acalmar os futuros veteranos.

A água durante o percurso, estava quente. As placas que indicavam os km, no chão. Mas tudo bem. O que me impressionou foi o tempo que eu fiz: 31'20". Nada muito grandioso, mas considerando meus treinos, foi sensacional. Ouso arriscar que conseguiria correr os 10k em 52. Mas isso nós vamos ver mais para a frente, rs.


Percurso bom, tempo bom, energia boa. Realmente, um ótimo começo de domingo. Agora que vi que consigo correr um pouco mais, as metas e objetivos começa a tomar um outro rumo. Qual? Ainda não sei ao certo, mas algo mais grandioso...

Ótimo domingo, ótimas passadas e keep on rolling.

sábado, 17 de abril de 2010

Notícias da XI Meia Maratona

Resultado inesperado! Os quenianos venceram a prova, tanto no masculino, quanto no feminino. No masculino, o campeão foi Mathew Kiptoo Cheboi, com 01h03m49s, e no feminino, Elizabeth Chepkanan Romokol, com 01h14m40s, segundo o site da Corpore.

Mas tivemos pódio brasuca! Neste edição da prova, foi realizada também prova de 5k, onde o verde e amarelo tomaram o lugar mais alto do pódio. No masculino, Ivanildo Dias de Souza levou o caneco, com 14m55s. No feminino, Jaciane Barroso Araújo representou muito bem as mulheres com 18m18s.

Eu também levei o caneco, mas esse foi disputado comigo mesmo, e levei com louvor. Que venha o próximo desafio!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

XI Meia Maratona Corpore Internacional da Cidade de São Paulo 2010




Olá a todos! Demorei um pouco para escrever, mas conto com a compreensão de vocês.

O esporte une, certo? Imagine a atividade física! Faz pouco tempo que através desta eu reecontrei um colega e amigo: Chuck, the Norris. Claro que o nome dele (à esquerda na foto) não é esse, mas a alcunha lhe veste como uma luva feita sob medida. Aliás, esta foi sua primeira meia maratona, então, como a primeira a gente nunca esquece: PARABÉNS! A primeira de muitas.

A prova, para mim, começa um dia antes: na retirada do kit. Gosto de sentir o clima, ver os corredores indo com os filhos, namoradas, namorados, esposas, maridos, etc. A energia é muito boa.

Tirando o fato de que ainda eu não tenho a camiseta da prova, tudo estava muito organizado, como de costume. A única diferença foi que a retirada não foi na Cidade Universitária, mas no ginásio do Ibirapuera, que é um lugar infestado de flanelinhas.

Pegamos o número de peito e o chip e ficamos só na expectativa da prova, que teve sua largada dada às 7h30. Como de costume, cheguei cedo, umas 6h20. Isso porque gosto de chegar, estacionar num lugar bacana e colocar o chip e o número de peito numa boa. Ah, mas adrenalina nunca é demais, não é, Sr, companheiro de corridas?

Quando falei que seria bom já separarmos o número de peito e o chip, meu pai, do nada, dá um grito: o chjp! Ai meu Deus do céu... esqueci tudo!" parei e falei: "É mentira né?". Vi na cara dele que não era. ofereci meu chip, mas... saímos correndo, não literalmente, até a casa dele, pegamos tudo, voltamos, viemos colocando chip e número e conseguimos largar com apenas 5 minutos de atraso.

Quando nos encontramos na largada para falar boa prova, as risadas e o abraço foi de vitória e superação antes mesmo de largarmos. O esporte une. Isso já valeu a corrida, mas não faça mais isso hein, Sr. Companheiro!


A prova foi ótima. As alterações de percurso, para mim, foram mais do que aprovadas. o clima estava perfeito, nem frio, nem calor, sem sol. Consegui minha segunda vitória, que foi a de terminar a prova, mesmo num tempo muito superior ao que gostaria, mas pelo nível de treino, foi um ouro olímpico.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Homenagem

Hoje, excepcionalmente, não vou escrever sobre o nosso esporte predileto: a corrida de rua. Mesmo tendo histórias patrocinadas pelo meu velho companheiro de corridas...

Infelizmente, hoje pela manhã, fui surpreendido com um telefonema do meu irmão. Não pelo simple fato de tão agradável contato, mas a notícia que ele iria me informar. Faleceu, ontem, meu tio avô, Tio Abido. Com quase 90 anos na certidão, e quase 92 segundo suas contas, ele deixa este mundo para um outro que, na minha opinião, ainda não temos, ou queremos, capacidade de entendê-lo (isso é bem pra mim...).

O pouco contato que tive com o Tio Abido foi marcado pela sua notável vivacidade e ótimo humor. Tinha orgulho de ser quem ele era e de suas origens. Quando fui entregar meu convite de casamento, ele me olhou bem e disse: "você é da minha família! tem meu sangue correndo em você!". Ele tinha milhares de histórias sensacionais.

Com 64 anos de casamento, em sua despedida, ele deixa um legado muito bacana, e uma saudades tão grande quanto seu sorriso.

Um grande beijo.


sábado, 10 de abril de 2010

XI Meia Maratona Corpore Internacional da Cidade de São Paulo 2010

É amanhã. Confesso que para mim é uma prova obrigatória, tanto quanto correr os 25k da Corpore e, quem sabe, os 25 da Yescom também.
É um clima bem diferente. As pessoas que correm tal distância tem atitudes diferentes daquelas que correm os tradicionais 10k: vestimentas diferentes, papos diferentes, acessórios diferentes, e sempre aprendo alguma coisa diferente.
Bacana também porque temos visto a corrida de rua ganhar a cada dia mais e mais adeptos. Isso é bem legal de se perceber porque mostra que as pessoas tem se preocupado com a saúde. Saúde no modo OMS de ser.
Confesso também que estou longe de esta bem preparado para esta prova, mas vou participar. Considerando que minha meta, normalmente, é não andar em nas provas, amanhã terminá-la, já é uma grande vitória.
É só tomar cuidado para que meu pai não me passe, rs.
A retirada dos kits foi hoje e estava bem tranquila. Foi no ginásio do Ibirapuera e tudo foi muito bem organizado. Tirando os flanelinhas que dominam aquela região e que as autoridades sabem disso, aconteceu um fato até então totalmente inesperado e inusitado: as camisetas tamanho M não tinham chegado. É! Como assim? Nos deram um vale camiseta para retirarmos a mesma amanhã. Esquisito, né?
Por mim, tudo bem. Meu pai deu uma invocada, mas alguns outros colegas discutiam mesmo, e digo, com certa razão. Olha a justificativa que ouvi dos representantes da Corpore que tentavam explicar tal fato aos inscritos: "o senhor tem que entender que choveu muito esta semana...". O corredor, rebateu: "para mim também choveu bastante, mas eu fiz minha parte: paguei a inscrição e estou aqui para retirar meu kit". Concordo com ele. Ainda mais com o preço atual das inscrições, este tipo de inconveniência não pode acontecer.

Mas tudo isso é superado no momento da largada amanhã, na USP, às 7h30. Haverá prova com a distância de 5k tb. Que aproveitemos cada km! Vamos torcer para que o tempo seja o melhor possível.

Ótima prova a todos! Keep on rolling!

Boa prova a todos