sábado, 20 de junho de 2009

Objetivos

Caros corredores! Como vão? Correndo, espero!
Decidi escrever, rapidamente, sobre objetivos. Todos nós temos e para qualquer momento de nossas vidas, seja ele profissional ou pessoal.
Mas acredito que o mais importante é nunca o perdermos de vista. É isso que nos motiva, que nos leva adiante.
Se não conseguimos alcançá-los na velocidade que esperamos, não podemos levar esse desânimo momentâneo adiante por muito tempo. Temos que entender o motivo pelo qual não conseguimos. Seja por falta de dedicação, seja por outras situações que exigiram nossas forças e acabaram imfluenciando na conquista de nossos objetivos, temos que tentar manter em mente o motivo que nos impulsiona.
O importante, é que no seu momento, nós os alcançamos. Quando falo seu, refiro-me ao objetivo. Uma lesão, um contratempo inesperado. Quem não está sujeito a isso?
Demorei demais para aprender e ainda tenho certa dificuldade, mas, hoje, vejo que tudo tem seu tempo. Tudo.
Traçamos objetivos, metas, nos planejamos para tanto. Mas, muitas vezes, isso não basta. Como corredores, mesmo que com a prática suspensa pelo momento que se vive, não podemos desistir de nossas metas.
E é claro que temos que ter o bom senso de traçarmos metas dentro de nossa realidade e momento que vivemos.
Minha meta, neste ano é corrers 10k abaixo dos 50'.
Qual é a sua? Voltar a correr? Acabar bem um prova? Manter-se correndo? Encaixe isso com seu presente e não desista. Isso não cai bem para nós, corredores.

Ótimo fim de semana, grandes treinos e keep on rolling!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

15/06 e 17/06

Frio. Muito frio na praça envolta do Parque Severo Gomes. Evidente que meu uniforme de treino (shorts e camiseta) foi posto, ou melhor, me pôs a prova. Me fez penasr, mesmo que rapidamente no frio que eu sentia e a vontade de correr que sempre sinto. E advinha o que prevaleceu? Resposta fácil: o frio. Mentira! Corri e o treino rendeu demais!
Segunda, nos 20 minutos de aquecimento, mandei 4k. Após, o Brunão mandou uma sequência, segundo ele, light de fortalecimento. Só sei que até hoje sinto minhas panturrilhas, o que não acho ruim não, ainda mais por se tratar do grupamento muscular envolvido. Exercícios bacanas e importantes para a base da minha meta. Afinal, que venha a barreira dos 50 minutos! a Após o fortalecimento, fiz mais 20 minutos para desaquecer e soltar a musculatura que sentiu o trabalho de fortalecimento.
Para os que me conhecem, neste dia eu estava com a macaca. Nos dias de macaca, fico quase impossível, rs. Só sei que mandei mais 4k em 19'17''. Acho que fui bem.
Na quarta, com as panturrilhas ainda um pouco doloridas, eram 12 tiros de 100mts. Consegui realizar todos numa média de 17'', o que eu considero excelente.
Mas o frio que vem logo após o treino é dureza... ainda bem que aprendi que, ainda mais no inverno, uma camiseta seca, uma blusa e uma toalhina são indispensáveis para continuarmos com este vício de maneira extremamente confortável.

E você? É do tipo que treina independente do tempo ou daquele que deixa se abater pela incrível temperatura de edredons e cobertores?

Grandes treinos, ótimas passadas e keep on rolling!

Quanto tempo...

eu não escrevo para vocês, meus caros corredores! Um intervalo grande demais, para o meu gosto. Mas isso já é fase superada e vamos em frente.
Resumo da ópera: eu prefiro treinar no frio. Hã? É, particularmente, mas bem particularmente, eu prefiro o frio para treinar e participar de provas. Me sinto mais hígido para os desafios, sejam nos treinos, sejam nas provas.
Confesso que o começo é mais duro, cruel, ainda mais porque dificulmente eu uso um agasalho ou camiseta de manga longa para treinar.
Mas vamos lá. Na semana do feriado, no dia 08/06, treino de aproximadamente 8k e fortalecimento. Na verdade, só 8k. Na quarta (aquela, com quase 300k de trêncisot, lembram?) 10 "tirinhos" de 100mts com trote como descanso. 20 minutos para aquecer e 20 para desaquecer. Foi mais difícil no final, mas foi.
Sexta, treino rápido de 7k. acho que deu uns 34 minutos. Deveria ter corrido mais 3k, mas não consegui. Preciso superar uma dificuldade que adquiri em treinar no Parque do Trote, ali na Vila Guilherme. Interessante é que foi lá o primeiro passo, onde comecei a aprender a gostar da corrida... mas hoje em dia, não consigo treinar bem lá. Parece que algo me prende ao chão. Me sinto pesado lá. Nóia? Coisas de Laurinha? Não sei bem ao certo dizer. Talvez seja apenas uma fase. Na verdade torço para que seja.
Aproveito para perguntar se você também sente esta dificuldade. Escreva! Interaja!

Grande passadas, ótimos treinos e keep on rolling!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Inverno?

Olá meus caros corredores! Como estão? Apesar do frio, espero que bem. Antes de tudo, peço desculpas por passar mais de uma semana sem escrever. Claro que foram forças além de minha vontade, mas o importante, pelo menos eu acho - rs, é que estou aqui.
Na verdade, não aconteceu muita coisa semana passada. Segunda, fiz um regenerativo por conta dos 25k da Corpore que, particularmente, acho uma prova muito gostosa de se participar. 6k, soltos, numa boa, só para mexer o esqueleto mesmo.
Quarta-feira, eu ia começar a treinar mais foirte, mas aconteceu uma coisa inédita comigo: não consegui me concentrar no treino que eu tinha que fazer. Na verdade, era um dia em que eu precisava apenas correr. Sabe? Só correr, sem preocupação com pace, freqüência, distâncias a serem cumpridas, apenas correr, liberar o estresse mesmo. O pior é que acabei fazendo um treino moderado-forte. Nem olhei para o relógio, apenas corri. Claro que, quando relatei minha dificuldade e necessidade de realizar uma corrida sem compromisso com meu calendário, mas apenas comigo mesmo, o Alexandre na hora sacou que seria melhor para todos flexibilizar o treino e me falou para apenas correr.
Cara, foi ótimo. Alívio total. É exatamente isso que eu precisava. E essa é também a função de qualquer atividade física bem orientada e praticada, não acha? Não balance a cabeça apenas, comente! Brincadeira!
Não corri nada no fim de semana. Lamentável. Mas acho que eu precisava dar uma descansada mesmo.
O reflexo direto disso foi um treino de tiro de 100m na segunda, dia 01/06, com o descanso ativo: eu realizava o tiro e voltava trotando para a largada e, chegando lá, realizava novo tiro. Muito bacana esse treino. Eu gosto de realizar treinos desafiadores. Fora isso, tivemos 15' para aquecer adequadamente, porque estava um frio... a praça onde treino até estava mais vazia.
E hoje então? Parecia sábado à noite (não que eu saiba como é, mas deve ser do jeito que estava hoje). Hoje eu era o último samurai, o último dos moicanos. Ainda mais pelo frio... os que estavam se aventuradno, pareciam astronautas, de tanta roupa. Tá certo que estava frio, mas correr assim... eu não consigo, rs... E eu tinha meu treino de 10k a 70-80%. Alonguei direitinho, escolhi a senqüência das músucas e comecei. 1ºk, 5'05". 2ºk, 4'40". "Eita", pensei, "tá forte e ainda faltam oito". Mas mesmo assim tentei continuar o ritmo. 3ºk, 14'. E assim foi indo. Completei 6k em 28'. Quando vi isso, pensei: "10k em menos de 50. E bem menos". Bem menos para mim é 49'. E estaria maravilhoso. A respiração já era mais freqüente e intensa. 8k. Agora é prestar atenção na técnica para não se machucar. 9k completos em 43'. Abri um leve sorriso. Ia dar menos que 49'. Achei a música ideal para dar aquele último gás. 47'30". Meu melhor tempo em treino de 10k. Agora vamos esperar a prova...