segunda-feira, 25 de maio de 2009




Olá meus caros corredores!

É isso mesmo. Missão cumprida. Que missão? Não lembra não, é? Os 25k de ontem, lembra? É com muito suor e orgulho que confirmo a previsão: prova abaixo das 2h30'. Tempo líquido - 2h21'36''.

Mar confesso que poderia ter ido um pouco melhor se não fossem alguns fatores fisiológicos, mas, como bem sabem, adversidades fazem parte da nossa rotina de treinos e também do nosso dia a dia.

O dia começou bem cedo, às 4h50' da manhã. Levanta, água gelada na cara, lente de contato, roupa gelada, come algo, checagem da mochila (camiseta extra, toalha, um bom e confortável chinelo, máquina fotográfica, etc) se troca, olha a cara do dia, quero dizer, do quase dia, pega um agasalho, e, antes de sair, um até logo com muito carinho à minha esposa.

Quando saí de casa já deu pra sentir que a manhã era gelada. O carro parecia uma geladeira, mas vamos embora que o tempo voa. Cheguei na casa do meu pai umas 5h40’ e na Cidade Universitária (USP), umas 6h05’. Estacionamos o carro e fomos retirar o kit.

O termômetro marcava 10ºC. Isso mesmo. 10. Fora o vento, o que deixava tudo mais especial, rs. Após uma “breve” caminhada, fomos direto retirar o kit e depois à tenda da Cronos.

Come, bebe, conversa, alonga: hora da largada. Me despeço do meu pai, dou umas dicas – não que ele não saiba, mas como ele é meio teimoso, não custava reforçar – e vou para a minha largada. Aí a prova começa a me consumir. O som do meu ipod totalmente adequado ao momento: concentração e força.  É, confesso que esta é uma prova extremamente desafiadora por muitas razões, como distância, tempo, frio, e a luta mental que se torna.

Dada a largada, a emoção toma conta. Você sente que a prova é composta por um público mais maduro, mais treinado, mais experiente. Você está lá para mais um grande desafio, um desafio que realmente você sente, em algum momento, um friozinho na barriga. O que dá sua grande contribuição ao evento.

Largada tranquila, já que a prova tem menos inscritos que as provas de 10k. Os primeiros 3k, o pace foi de 6’ – 6’30” por conta de encarar como um aquecimento e pelo bloco de pessoas. Mas uma coisa que eu nunca havia sentido tomou conta de mim: uma necessidade de fazer um mix. Fala sério. O pior é que a cada passada a bexiga se enchia mais e mais, e como estávmos correndo na Av. Politécnica, não tinha um ligar muito escondido para fazer isso. 5k, nada de lugar adequado. 7k, nada de lugar adequado. Chegou no 8k, considerei de fazer um mix de apresentação, porque ali a privacidade era zero. 9k. Eu estava até curvado de tanto xixi acumulado quando entramos na USP e vi um santo canto. Não quis nem saber e literalmente fui correndo dar uma aliviada. Sem brincadeira, perdi um pouco mais de um minuto e meio. Após isto, parece que prova realmente começou.

O clima estava ótimo, o dia lindo. Os postos de hidratação com água gelada e Gatorade.

Beleza: primeira volta deu 1h15’. Só que minha meta ficou ameaçada. Mas considerei toda a situação e uma tática que me ajudou: esqueci do relógio. Apenas corri. A partir do 16k, a briga ainda não é muscular, mas começa uma leve fadiga mental, ainda mais por conta de na segunda volta, os corredores já são menos da metade do número da largada. Mas você continua, porque é seu objetivo.

O percurso era praticamente inteiro plano e arborizado, com exceção da Av. Politécnica. 17k, 18k, 19k, 20k, 21k. 21k em 1h58’. Minah meia maratona em menos de duas horas já é uma realidade. Essa alegria me alimentou até o 23k, onde eu realmente comecei a sentir uma fadiga muscular bem localizada – pernas e coxas. 24k. Minhas pernas triplicaram de peso e dava a impressão de os joelhos não estenderem e flexionarem mais. “ Nunca parei de correr numa prova. Nunca andei. E não vai ser hoje.” Pensei muito nisto. Mas muito mesmo. Nisso, as músicas me ajudam muito. Mas quando a última curva chega e você vê o pórtico de chegada, ah, que cansaço que nada, um alívio toma conta. É o sabor da vitória. A emoção toma conta. Eu consegui vencer uma batalha realmente desafiadora. Tempo? 2h21’36’’. Sem os imprevistos da primeira volta, acredito em 2h15’’.

Qual é a sua prova?

 

Grandes treinos, grandes vitórias, ótimas passadas e keep on rolling!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Frio? Que frio?

Olá, meus caros corredores de plantão! Como foram de final de semana? Logões? Provas? Claro que sim!

Aliás, que frio foi aquele sábado de amnhã, às 7h40m da manhã na Cidade Universitária? 11 graus. Pois é, é o que eu digo: uma vez corredor, os limites ficam cada vez mais distantes. E quem disse que lá não estávamos eu e meu companheiro-perdido de longão, meu pai. Ah, ele odeia frio. Mas estava lá. Porém houve um momento de fraqueza: no quando começamos a correr, ele tirou a jaqueta que o esquentava e por uns 200mts eu o ouvia dizer meio gritando: "Théôôô! Tá frio Théôôô! Vamos dormir! Tá muito frio Théôôô! Vamos embora Théôôô!"
Até parece... primeiro, porque já estávamos lá. Segundo, que não deixo de fazer nada do que me proponho a fazer. Corredores são assim. Pode parecer arrogância, mas quando você treina bem, almeja uma grande meta, certamente a alcançará com louvor. E o gosto da vitória é viciante.

Longão de 20k para a prova que se realizará domingo, dia 24/05, dia de Nossa Senhora Auxiliadora e aniversário da minha grande pequena amiga-irmã e corredora Karla. O treino foi ótimo: depois de correr 2k, o clima estava ótimo, o sol não estava sorte, não muito seco, não muito úmido, e o frio já não era tanto. Diria que as condições para correr estavam perfeitas, apesar do frio inicial. Provas e treinos mais longos nos obrigam a chegar numa concentração que muitas vezes parece que deixamos de interagir com o ambiente em que estamos. Engraçado né? Mas acontece comigo... já sentiu isso? Eu ouço minha respiração, minhas passadas, meus batimentos cardíacos, e não ouço uma voz que em alguns momentos me questiona o motivo pelo qual estou ali. Muitas vezes, não sei responder com palavras, mas, sim, com passadas.

Bom, só sei que corri mais rápido do que eu imaginava e acabei o treino bem. Tão bem que falei pro Brunão que encarava mais uns 5k. Perfeito. 25k de superação. E digo mais, podem ter certeza que essa medalha será uma das mais preciosas para mim. Será que mando 25k em menos de 2h30'? Esse é o objetivo. Vou tentar alcançar. Vou fazer meu melhor. Ah, eu vou alcançar.

Grandes treinos, passadas seguras e keep on rolling!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Então vamos...

Correr!
Olá, caros corredores e adoradores deste esporte! Como vão? Espero que bem!
Fim de semana chegando, e com ele os longões e provas - coisa que não falta, rs.
Como andam seus treinos semanais? Muito trabalho e pouco tempo? Tempo no sentido lato. Aliás, você também tem a impressão de que o tempo é curto demais, passa rápido demais? Na maior parte do dia, eu sinto isso, mas naquela última série de fartlek moderado-forte, o tempo parece que pára, não é verdade? É a hora que a pergunta "por que?" mais bate na minha cabeça. E é a hora que penso que não vou despretigiar todo meu esforço até ali. Não vou deixar de completar um belo treino por esse momento crítico.
Nós, corredores, de qualquer nível (iniciante, intermediário, avançado, atleta), temos de estar acostumados com adversidades e vencê-las. É nosso propósito. Vencer. Vitórias pessoais, digo. Completar uma provar, baixar um tempo, completar um belo treino.
Por que não transportar isso para a nossa vida em outros momentos? Trabalho, relacionamentos... Não é para se pensar?
Como disse um pequeno grande amigo meu que está do outro lado do mundo, temos que fazer sempre o nosso melhor. Concordo plenamente. Já tentou transportar esse espírito para fora das pistas? Parece fácil, mas não é. Essa é uma das belezas do esporte, seja ele qual for.
Quando pensar em desistir de lutar pelo seu objetivo, seja ele um treino, uma prova, uma tarefa, um relacionamento, vale a reflexão e avaliar se você fez o máximo e melhor que pôde. Se fez, paciência, maktub. Se não, é hora de assim fazer.

Força sempre, ótimos treino e keep rolling!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Treina que dá...








Olá caros corredores! Como estão? Muita chuva na noite deste sábado? Ou muito nevoeiro no domingo de manhã?


Espero que sua prova tenha sido ótima, apesar das adversidades. Aliás, isso para nós, que gostamos de correr, é muito comum, não é mesmo? E acho que temos que aprender sempre com isso: a nos adaptar a situações inesperadas. Por mais experientes que alguns corredores sejam, pode ter certeza que é muito comum situações inusitadas acontecerem. E o que você acha o que eles fazem? A superam.

E esse é o nosso dia a dia. Superação. É continuar, passada após passada, seja esta lenta, firme, cansada ou decidida, o seu treino, a sua prova. Por pior que seu dia tenha sido, e olha que os últimos tempos não têm sido nada fáceis, ou por mais que você ache que não valha a pena, mesmo sendo no dia do seu treino, treine.

O treino pode não sair excelente no aspecto fisiológico da coisa - melhora da capacidade cárdio-respiratória, adaptações tendíeno-musculares - mas o benefício que lhe traz, é inegável.

O treino nos arredores do Parque Severo Gomes é sempre desafiador. Percurso, clima, tempo pessoas fazendo um bloco - correndo lado a lado. Desculpas para não treinar são fáceis de se achar, mas a motivação para tentar se manter correndo, não.

Acredito que se continuar treinando, independentemente da sua situação atual, a corrida sempre lhe trará um benefício. Pense nisso.

Aliás, as fotos aí são pós treino. A equipe, apesar de pequena e das fotos mal tiradas, é unida, pois cada integrante tem alguma dificuldade em comum. O Bruno, de agasalho, sempre nos incetiva a cumprirmos o nosso treino apesar das adversidades. Parece que encaramos um treino pesado? No meu caso foram quatro séries de 8' num ritmo moderado-fortes por 2' regenerativos.

Mais uma vez, superação. O dia foi difícil, e os primeiros 5' sinalizaram que o treino iria ser muito longo... mas não foi. Foi ótimo. Quando acabei a série, a sensação era a de mais uma vitória. E quem não gosta de ganhar? Acostume-se com isso. Vença você mesmo.

(Victor, Bruno e Eu, claro)

Ótimos treinos, árduas passadas e keep on rolling!

domingo, 10 de maio de 2009

Aniversário de amigos na sexta antes do longão?

Olá a todos! Como estão indo? Espero que bem!
É isso mesmo. Como conciliar uma pizza que vai até as 03 da manhã com seu longão algumas horas mais tarde? Impossível? Não recomendável? Acho que todos sabemos que não é o ideal.
Mas você não merece um momento com os amigos após uma semana extremamente desgastante? Após uma semana onde perdas irreparáveis aconteceram? Claro que merece!
Um momento de descontração com boas risadas e uma bela pizza. Faz mal a quem? A ninguém, eu acho. Mas, é bem verdade que não temos um descanso ideal, reparador. E você deixaria de correr por conta disso?
Claro... que não! Aliás, consegui levar minha esposa e meu pai para treinar - não tão cedo como costumamos - na Cidade Universitária, que, na minha opinião é um dos melhores lugares para se treinar. A maior parte dos percursos são arborizados e o clima, a energia, são fantásticos. Vale a dica.
Digo não tão cedo pois chegamos lá 08h30m e começamos a correr perto das 09h. Mas foi ótimo sabia? O peso de uma semana incomum já era menor e tenho certeza que a noite anterior me ajudou a correr bem solto, com um tempo de teino que até agora não acredito muito. Isso porque ele foi mais baixo do que a lógica permitiria imaginar.
Sono, frio, preguiça. Quem não sentiria isso após chegar às 03 da manhã com o despertador gritando às 07? Todos. Mas a busca de seu objetivo e daquela sensação pós-treino de superação, dever cumprido, têm que gritar mais alto. E duvido que não valha à pena. Sempre vale. Tente. Permita-se desafiar você mesmo. Tenho certeza que sairá vencedor. A sensação é a mesma de você atingir uma meta, de completar uma prova difícil, de se sair bem, apesar das adversidades.
Como disse o poeta, "tudo vale à pena quando a alma não é pequena."

Parabéns a todas mamães, corredoras ou não.

Ótimo domingo, grandes treinos e keep on rolling!

P.S: Ainda devo mais fotos, mas já vou trabalhar nisso amanhã.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

10k no tempo certo.

Olá, caro corredores! Como estão indo nos treinos? Espero que bem.
Treinei leve hoje, só 10k num ritmo leve, confortável. Clima agradável. Percurso quase totalmente plano. Deu uns 55 minutos. Em outras palavras, praticamente devo um Red Label ao meu técnico. Apostamos que se até o final do ano eu supere a barreira dos 45 minutos, devo uma garrafa para ele. Pasmem: quero perder essa aposta. Quero correr o meu melhor nos 10k esse ano. Quero achar meu melhor tempo nesta distância. Treinarei para isso e, tenha certeza, essa será minha motivação nos treinos mais árduos.
Assim que acabou o treino, ele me disse que essa meta logo, logo, será alcançada. Mas não facilmente, vez que o treinamento de base está chegando e chegará pesado.
Mas é aquela coisa: quer moleza? Senta no pudim!
Na próxima vez, cococarei uma foto do local onde treino durante a semana.

Obrigado, ótimas passadas e keep on rolling!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fala Mestre!

Boa noite, caros corredores! Hoje, temos a palavra de uma visita muito especial: meu técnico, Alexandre. Ele gentilmente me enviou a matéria abaixo, que, coincidentemente, também fala dos cuidados que cercam o início da prática da corrida. Ótima leitura e até breve!

Corre-corre para uma vida Saudável

Atuando como treinador há quase 10 anos, tenho observado que há um desencontro de informações sobre a prática de atividade física e como obter bons resultados na busca de uma melhor qualidade de vida, saúde ou até mesmo performance esportiva.
Ter uma rotina saudável resulta em uma vida com mais qualidade.
Com atitudes simples, você pode mudar completamente a sua vida. Realizar uma pequena caminhada de 20 minutos, que é praticamente nada, faz toda a diferença para uma vida melhor.
Nos dias estressantes de hoje, qualidade de vida virou assunto de primeira importância. Cada vez mais, as pessoas buscam alternativas para se desvencilhar das preocupações rotineiras e relaxar, respirar ar puro, curtir a natureza e cuidar da saúde. E isso proporcionou o aumento do interesse pela prática da Corrida e Caminhada.
A prática regular da corrida e caminhada traz inúmeros benefícios a sua saúde, entre eles estão: o combate do sedentarismo e a obesidade; proporciona a diminuição do estresse e da ansiedade; reduz a hipertensão arterial; diminui o colesterol e o diabetes, além de auxiliar na prevenção e redução da osteopenia e osteoporose. Para as mulheres a corrida ainda traz mais alguns benefícios, como a diminuição dos sintomas da menopausa e, recentemente, um estudo realizado pelo Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, comprovou que a prática de atividades físicas regulares de alta intensidade diminuem o risco do desenvolvimento do Câncer de mama.
Para você desfrutar de todos os benefícios que a prática desse esporte oferece, são necessários alguns cuidados. O futuro atleta deve procurar um médico e avaliar por meio de exames clínicos e complementares o seu estado geral de saúde. Após a avaliação, o praticante deve procurar a orientação de um Profissional de Educação Física para que este elabore uma rotina de treinamento adequado a sua condição física e objetivos.
Praticar este Esporte não é apenas colocar um tênis e começar a correr, é fundamental saber dosar o ritmo e variar os estímulos para que a intensidade não atinja um débito do oxigênio, causando danos a sua saúde. A corrida praticada de forma inadequada pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores e a coluna vertebral, alem de causar lesões nos ligamentos e músculos. Através de Exercícios Educativos, de Propercepção e Pliometria, você pode se prevenir contra esses riscos. E com uma evolução gradativa nos treinamentos, em breve você poderá participar de provas pedestres que recentemente vêm ganhando adeptos em todo o Brasil. Esses Eventos estão tornando a corrida além de uma atividade física uma atividade Social, pois o crescimento dessa Modalidade está reunindo de 2.000 a 30.000 pessoas somente em São Paulo.
Uma Boa opção para aqueles que não gostam de praticar a atividade sozinho são os grupos de corrida ou Assessorias Esportivas que a cada dia se multiplicam pelos Parques e Ruas das cidades. Mas você deve ter cuidado para a escolha do seu grupo, procure informações sobre quem são os Técnicos responsáveis, se possuem formação em Educação Física e como são os métodos de treinamento utilizados.
Feito isso, escolha um bom material para utilizar nos treinos. Invista em você, a escolha de um tênis adequado para o seu tipo de pisada, roupas leves que permitam a troca de calor e a evaporação do suor e um frequencimetro são itens fundamentais para o futuro atleta. Não descuide da alimentação e da hidratação, mesmo nos dias frios e respeite os limites do seu corpo. Assim, quem sabe não nos encontramos em alguma Prova.

Bons Treinos!

Alexandre Salicio
Diretor Técnico da Cronos Assessoria Esportiva e Personal Trainer.
www.cronosassessoria.com.br
alexandre@cronosassessoria.com.br

segunda-feira, 4 de maio de 2009

1, 2, 3 testando... teste, teste, testando...

Boa noite meus caros leitores e corredores! Como foi o domingo? Só na macarronada? Só no churras? Bom, né? 
Mas hoje, segunda-feira, chega de moleza. Dia de treino. Quer dizer, teste. É o início do projeto 10k em menos de 50 minutos. Cheguei no Parque Severo Gomes, como de costume, umas 18h45m pronto para correr. Só que hoje, o Bruno, o novo professor contratado pelo Alê, meu técnico, tinha programado um teste para melhor prescrever nossa planilha. Bom, começamos correndo 15m bem leve, para aquecer, já que as noites de outono costumam ser um pouco mais frias e o teste prometia ser duro. Após isso, teste. 2,4k no máximo. "Máximo?", perguntei. "Sim, máximo. Só me fala o tempo total quando você chegar aqui.", foi o que eu ouvi. Tá bom, tudo pela meta. Cara, acho que saí forte demais e lá nos 600mts já pensei que o bicho ia pegar mesmo. Pegou. Mas venci a briga. Completei o teste em 9'46''. Quando cantei o resultado, o Bruno me perguntou qual foi a prova de 10k mais rápida. Falei que tinha sido a Nike + Human Race 2008, com o tempo de 48m40''. Ele disse: "Que? Tá errado. Você consegue correr mais rápido. A planilha vai judiar, mas você vai voar." Na lata respondi que era isso mesmo o que eu queria. Esses treinos prometem...
Pois é, meus nobres corredores, sem treino, sem resultado. Logicamente não nasci para isso, mas, modéstia à parte, tento ser esforçado nos treinos, e tenho certeza que colherei os frutos lá na frente. E você? Como anda seus treinos?
Uma ótima semana, ótimos treinos e keep on rolling

sábado, 2 de maio de 2009

Longão? No meio do feriado? Cedo e no frio?



Olá a todos! Como foram de feriado? Espero que bem!

Pois é. É isso mesmo. Sábado, normalmente, é dia de longão. Faça chuva, sol, calor, frio e suas devidas combinações, continua sábado, dia de longão. Para quem não está familiarizado com a expressão, longão, na gíria dos corredores, significa aquele treino mais longo, com maior volume e menos intensidade. No meu caso, significa correr por quase duas horas.

6h47m da manhã. Toca o telefone. Ao invés de pensar: "cacilda, quem será que me liga a esta hora da manhã no meio do feriado?", para mim, significa que minha carona ao Parque da Independência  e parceiro de longão está a caminho. Céu parcialmente nublado, 17 graus e a cama quentinha. Será que eu vou correr?? Claro. Óbvio que vou.

Muitos dizem que sou louco, que tenho que dormir, que está frio, etc, etc. Mas você já consegue perceber que eu tive que correr. É mais forte que eu. Sinto uma necessidade muito grande em calçar o tênis, vestir minha roupa de corrida, chegar cedo no parque, ver o dia começando e encontrar uma galera com as mesmas necessidades que eu. É, meu caro (a) leitor (a), se pensou que eu era exceção, ainda se engana. Aliás, arrisco dizer que a exceção, hoje, é não praticar nenhuma atividade física, ainda mais em se tratando da corrida.

Apesar da corrida ser uma das atividades físicas inerentes ao homem, pois entendo que seja uma das maneiras de movimento mais natural possível, temos que nos cercar de cuidados, como consultar um cardiologista e realizar os devidos exames para verificarmos se já podemos ou não praticar quaisquer exercícios, e seguir um treino prescrito por um educador físico de sua confiança.

Longão. Friozinho. Cedo, bem cedo. Após um alongamento meio sofrido por conta do vento que fazia questão de se mostrar presente, comecei a correr o primeiro dos 18k. É engraçado, mas logo nas primeiras passadas, parece que os joelhos não realizavam o movimento de estensão e flexão. Corremos com a impressão de termos pernas de pau. Mas sabia que antes do final deste k estaria quase tudo normal. Este k durou 7 minutos. Muito, pensei. Mas logo lembrei da conversa que tive com meu técnico, Alexandre, sobre ser dependente do relógio também na corrida. Desencanei e corri num ritmo moderado-leve. Mas lá no 4 - 5 k, não sei porque, me senti tão cansado que deu vontade parar. "Jamais", pensei. "Acordei cedo no meio do feriado para correr 18k, e é isso o que vai acontecer." Só pensava nisso. Apesar da sensação, em alguns momentos, de que minhas pernas pesassem 15t cada, continuei correndo, diminuindo nos aclives, soltando um pouco mais nas descidas e estabilizando nas retas. Lá no 11 - 12k, estabilizei. Demorou, né? Pois é, também achei, mas a partir daí, consegui aumentar o ritmo. Não para forte, mas para moderado - moderado, e me senti super confortável nesse ritmo, com o qual acabei o treino.

Nesses treinos longos, é muito comum eu brigar comigo mesmo. Quando procuramos novos desafios, seja baixar seu tempo em determinada prova, ou completar outra, é muito comum, pelo menos para mim, sentir na pele como é difícil fazer isso. Seja pela cansaço, por não estar bem naquele dia para correr, por falta de tempo, pelo treino ser mais puxado mesmo. Mas temos que continuar. Keep on rolling, é o que eu sempre penso. Minha satisfação estará me esperando na linha de chegada. Satisfação. Atos para os quais você se preparou duramente, fazendo escolhas e sacrifícios. Como já disse uma vez, você tem que treinar. E é isso que me fez sair da cama hoje. Fora a companhia do meu parceiro de treino, que é um exemplo e incentivo à parte, mas deixaremos esta história para uma próxima vez.

Obrigado, ótimo descanso, grandes treinos e keep on rolling!